domingo, 6 de maio de 2012

Handebol e o seu pouco espaço na mídia

Um esporte amplamente conhecido pelos brasileiros, uma vez que é o terceiro esporte mais praticado no território nacional, o handebol tem pouco espaço tratando-se de investimentos e mídia. Esse tipo de problema que evita o desenvolvimento de uma das atividades físicas mais fantásticas que existe.

O Brasil é carente de grandes investimentos nessa área, não podemos nem comparar o futebol que é sonho de todo garoto de 8 a 12 anos, e não tem o mesmo cuidado que é dedicado ao Basquete que alavancou devido ao Novo Basquete Brasil (NBB) e o volêi que vem mostrando sua força ano a ano, e lotando os ginásios, fruto de um grande investimento e uma ótima gestão. 

Agora levanto a questão, porque não existem investimentos, porque a mídia não fala sobre o handebol? Temos a equipe feminina que vem subindo gradativamente e é admirada no mundo todo pela sua força e vontade, temos se não a melhor, umas das melhores goleiras do mundo e algumas jogadoras da seleção atuam em times do exterior.

O panorama muda quando discutimos o handebol masculino, tanto na seleção quanto em clubes grandes como Pinheiros, Metodista e Hebraica que investem em seus times, fato que, a maioria deles esta vestindo as cores do Brasil em disputas internacionais, porém todo esse processo não faz que o Brasil seja grande, os jogadores daqui não estão preparados para enfrentar por exemplo a Alemanha que é uma força inquestionável no meio.

Difícil encontrar alguém que não tenha jogado handebol até mesmo na educação física de sua escola, mas a linha do conhecimento se encerra ai, não existe divulgação das ligas da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e nem de campeonatos mundiais. A mídia pouco fala do esporte, principalmente em rede aberta, canais fechados como a ESPN transmitem jogos e dão alguma atenção ao handebol e mesmo assim é pouco.

É preciso olhar com muito cuidado, conseguir patrocinadores para fazer o esporte crescer e ser colocado num patamar que lhe é de direito, o Brasil tem mão de obra, falta qualificar e tornar o handebol da altura do nosso país.

Por Afonso Malatesta

9 comentários:

  1. GOSTEI DA MATÉRIA,ESSA MÍDIA DEVIA DIVULGAR NÃO SÓ O HANDEBOL,MAS PRINCIPALMENTE O TÊNIS DE MESA QUE VEM SE POPULARIZANDO NO BRASIL.VAMOS DIVULGAR O NOME DESSE ESPORTE IMPRENSSA BRASILEIRA... PARA DE DIVULGAR NOTÍCIAS RUINS

    HANDEBOL É CULTURA E ARTE

    ResponderExcluir
  2. Tenho falado reiteradas vezes sobre essa falta de apoio reclamada pelas pessoas que trabalham com Handebol. A grande maioria reclama sobre a falta de Patrocínio de Empresas e de apoio dos Governantes, mas nunca vi ninguém, repito ninguém se preocupar com a divulgação do esporte junto a escolas e comunidade. O máximo que tenho visto é a divulgação entre os próprios atletas. E quando falo em divulgação são desde informações sobre jogos, campeonatos, resultados, atletas que se destacam, etc.. A meu ver o Marketing do Handebol é muito fraco e sem objetivos definidos.
    As pessoas que administram o Handebol devem se perguntar primeiro porque não há torcedores nos jogos que são gratuitos para depois se perguntarem por que não há Patrocinadores interessados em investirem em suas equipes e Políticos interessados em darem apoio.
    Comecem analisando porque os próprios atletas das categorias de base não viram torcedores dos times em que jogam, quando não apresentam condições de irem para as equipes adultas, e, depois, tudo o que vocês têm de fazer para conquistarem torcedores para irem aos jogos regularmente.
    Fernando Domingues

    ResponderExcluir
  3. que legal estou aprendendo

    ResponderExcluir
  4. Mais handebol na tv, nos jornais e revista! POR FAVOR!

    Continuei jogando handebol pós escola e é uma de minhas paixões, vou para os jogos regionais, treinos e pratico o famoso "bate bola" (difícil de achar já que todas as quadras públicas são praticamente tomadas por futsal e vôlei) e ainda sim, mesmo tendo esse esporte como preferido, não consigo me manter atualizado da situação do mesmo no brasil e do mundo. Se eu quiser saber de algo tenho que correr atrás e achar boas fontes. Não é como futebol e outros que por qualquer respirada que os jogadores dão eu fico sabendo MESMO sem gostar e evitar essas informações em minhas contas sociais. Não faço aqui a crítico contra o futebol, mas sim pela falta de interesse da mídia, porque da população com certeza há muitos interessados!

    ResponderExcluir
  5. Professor de ed. Fisica mandou fazer uma oesquisa sobre o handebol e um dos temas da pesquisa e esse e eu to com muita preguiça de copiar isso tudo alo 9° b e noix ass:dn73

    ResponderExcluir
  6. Pratiquei handebol no ensino médio e posso afirmar que foi muito bom. Deveria ser mais valorizado.

    ResponderExcluir
  7. Não encontrei o que eu estava procurando 🙄

    ResponderExcluir